Negócios

Qualidade

A JBS Foods adota princípios diferenciados de proteção e zelo na produção do alimento seguro e de qualidade, visando o mais alto nível de segurança e satisfação do cliente consumidor, o que permitiu à empresa avançar ao longo dos anos no mercado nacional e internacional, consolidando a marca.

Conquistamos a confiança dos mais importantes e rigorosos clientes do mundo. Temos nossas plantas aprovadas para mercados especiais e lista geral do Ministério da Agricultura. Atendemos com responsabilidade aos requerimentos legais nacionais e internacionais, sem distinção, e produzimos sob códigos específicos de clientes e mercados.

A JBS Foods Alimentos foi a primeira empresa de aves e suínos na América Latina a conquistar o certificado de qualidade ISO 9000:94, culminando com a certificação de 100% dos processos em todas as suas unidades agroindustriais e comerciais na década de 90. Posteriormente, migrou para o sistema ISO 9001:2000 para a gestão da qualidade, e atualmente atua com um sistema de qualidade baseado no controle de processo.

Com processos autogerenciáveis, seguindo os princípios e as diretrizes de produção de Alimento Seguro e da qualidade baseada no controle gerencial pró-ativo, no qual são aplicadas diversas ferramentas de melhoria contínua. Os funcionários da JBS Foods estarão sempre dispostos a assistir e a contribuir com clientes, consumidores, entidades de pesquisas e governo no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mais alto nível de proteção e satisfação do cliente consumidor.

Qualidade da granja à mesa
Os produtos e serviços na JBS Foods são desenvolvidos por meio de processos, sendo selecionados aqueles relacionados aos produtos cuja gestão é baseada no planejamento, execução, controle e tomada de ações para a melhoria contínua. Esses processos são regularmente verificados por auditores independentes. Uma equipe técnica multidisciplinar, formada por veterinários, engenheiros de alimentos, engenheiros químicos, biólogos e engenheiros de produção, integra a Gestão da Qualidade da empresa e atua nos mais diferentes processos agroindustriais da granja à mesa.

O programa de qualidade da granja à mesa segue quatro princípios:

Gerenciamento na cadeia de produção
• Adoção de regras específicas de higiene dos gêneros alimentícios de origem animal e vegetal e seu eficaz gerenciamento pelo sistema: padronização, execução, controle e ação para a melhoria – SDCA.
• Respeito aos controles oficiais de produtos de origem animal destinados ao consumo humano, incluindo inspeção e controle ante e pós-morte.
• Cumprimento dos regulamentos sanitários aplicáveis à importação, produção, e comercialização de produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo humano.

Responsabilidade com a inocuidade do alimento
• Todos os operadores são responsáveis ao longo da cadeia alimentar pelo alimento seguro aos animais e ao homem.
• Condução de programas de autocontrole e tecnologia de gestão de perigos (PPHO, GMP, HACCP) e manutenção dos registros para fins de efeitos de rastreabilidade, controle e melhoria.
• Adoção na agropecuária do Código de Boas Práticas Agrícolas & Veterinárias.

Rastreabilidade dos produtos, matérias-primas, insumos e ingredientes de consumo animal e humano
• Identificação, procedimentos, objetivos e registros de rastreabilidade.
• Procedimentos de recall que possibilitem a retirada de mercado dos produtos que representam um risco para a saúde do consumidor.

Rotulagem e orientação ao consumidor
• Na comercialização, a rotulagem deve nortear os clientes processadores e os comerciantes sobre a origem e as condições de preservação do produto e adicionar aos consumidores informações claras sobre os cuidados na conservação, manipulação e preparo do produto.
• O escopo do Food Safety inclui suprimentos desde o fornecedor, agropecuária, abatedouros, processamento, armazenagem, transporte, comercialização e o consumo.