Wesley Batista é homenageado em Nova York por papel na integração econômica entre Brasil e Estados Unidos
13 | 05 | 2026
Unidades da JBS de todo o Brasil contam com colaboradores do controle de qualidade treinados para identificar o alto nível de sabor, cor, textura, cheiro e outros aspectos de produtos do portfólio da Seara
21 | 12 | 2023

Com um portfólio de 700 produtos, somente no Brasil, a Seara é reconhecida por ter um dos leques de produtos mais diversificados do setor de alimentos, dentro e fora do país. Como forma de garantir o elevado padrão de qualidade de seus itens, atendendo às exigências dos consumidores existem os “mestres sensoriais”. O trabalho alinhado com os setores de Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação e Qualidade, é coordenado por uma especialista em ciências sensoriais e tem como objetivo certificar que aspectos essenciais identificados como os desejados pelo consumidor final estejam perfeitos nos produtos e alimentos prestes a serem encaminhados para venda e consumo.
Os mestres sensoriais são colaboradores do controle de qualidade treinados, após um ano de Companhia, para identificar critérios fundamentais, como sabor, textura, cor e aroma de produtos específicos da Seara, como os tradicionais itens que compõem as ceias das festas de Natal, Fiesta, lombo suíno, peru, pernil entre outros cortes de carnes. Além dos quesitos de qualidade para agradar o paladar do consumidor final, os “mestres” também checam outros itens essenciais, como tudo o que envolve a estrutura da embalagem, como vedação, validade e pesagem.
O gerente de Inovação e Ciências Sensoriais da Seara, Thiago Tofoli, explica que, diariamente, os “mestres” chegam a provar 15 tipos de produtos diferentes da marca e, para esta época de Natal, a Seara e a JBS organizam uma força-tarefa em todas as unidades pelo Brasil, direcionando grupos de uma linha de produção para outra temporariamente. “Estes profissionais exercem um papel fundamental dentro da nossa Companhia, pois é com base nas análises que eles realizam diariamente que conseguimos entregar na mesa dos consumidores produtos com padrão de qualidade estabelecidos pelos próprios clientes”, destaca Tofoli.
O projeto dos mestres sensoriais foi implantado pela JBS, em 2019, em todas as unidades industriais da Seara no país. As plantas das cidades de Dourados (MT), Seara (SC), Santo Inácio (PR) e Jundiaí (SP) são as mais movimentadas a partir do segundo semestre de cada ano, por concentrarem a produção de aves natalinas, como peru e Fiesta. “É uma das partes mais importantes do trabalho de qualidade, porque a gente verifica na prática como o produto está sendo enviado para o consumidor final. A gente precisa entregar para ele aquilo que prometemos, pois o cliente tem que olhar na embalagem e, ao provar, não pode ter a sua expectativa frustrada”, conta Izabela Cristina de Lima Silva, mestre sensorial na unidade de Santo Inácio, no Paraná.
13 | 05 | 2026
13 | 05 | 2026
10 | 05 | 2026