Reality culinário da Delícia no ‘Mais Você’ chega ao último episódio

Confira a receita escolhida para a grande final

Bolo de Chocolate Delícia ao lado de embalagem da margarina Delícia
Bolo de Chocolate Delícia [Divulgação JBS]

Em seu último episódio, o reality “Que Delícia!”, desenhado exclusivamente para a Delícia – a única margarina do Brasil com creme de leite – em parceria com a Globo, revela seu vencedor. O reality estreou no dia 8 de julho no programa ‘Mais Você’. Os participantes da grande final passaram pelo desafio de reproduzir a receita do Bolo de Chocolate Delícia, que conta com creme de chocolate Delícia e a massa chifon de chocolate. 

Com o objetivo de evidenciar a versatilidade da margarina na gastronomia, o “Que Delícia!” contou com 9 participantes disputando entre si em 6 episódios eliminatórios, todas as sextas-feiras, no programa comandado por Ana Maria Braga. Com disputas bastante acirradas, a competição ficou entre os finalistas Luciana e Thiago, que lutaram para conquistar o prêmio de R$20 mil. A vencedora foi Luciana. 

O chef Dalton Rangel liderou mais uma vez o time de jurados, ao lado do chef Claude Troisgros, embaixador da marca, e do ator Aílton Graça.

Confira abaixo como preparar a receita escolhida para a grande final, criada pelo chef Dalton Rangel:

BOLO DE CHOCOLATE DELÍCIA

Ingredientes

Massa Chifon de Chocolate

260g de farinha de trigo

8g de fermento em pó

100g de chocolate em pó

190g de água morna

5 claras

5 gemas

340g de açúcar

200g de Delícia sem sal

Creme de chocolate Delícia

2 xícaras (chá) de Delícia sem sal

1 xícara (chá) de cacau em pó

1 pitada de sal

6 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

1 1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco

2 2/3 xícara (chá) de chocolate amargo derretido

Calda de açúcar

100g de açúcar

100ml de água morna

Essência de baunilha a gosto

Calda de açúcar

Raspas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Massa

Numa tigela misture a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados. Reserve.

Dissolva o chocolate em pó na água morna. Reserve.

Numa batedeira coloque as claras e bata em neve. Reserve.

Coloque na batedeira as gemas, o açúcar e bata até obter um creme homogêneo e claro. Adicione a água morna já misturada com chocolate, a Delícia e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura de farinha e fermento, bata na velocidade mínima da batedeira apenas para misturar. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente as claras em neve.

Divida a massa em 3 formas redondas de fundo falso (15 x 10 cm de altura) untadas e asse em forno pré-aquecido a 180°C por +/- 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar totalmente.

Retire a tampa de 2 bolos e em seguida divida os bolos ao meio, obtendo 4 discos de massa. Para a preparação ele só usou 3 discos porque montou apenas 1 bolo.

OBS.: Essa receita rende 3 bolos na forma de 15cm, 2 bolos na forma de 20cm e 1 bolo na forma de 25cm.

Creme de chocolate Delícia

Numa batedeira coloque a Delícia e bata até ficar bem cremosa. Adicione o cacau, o sal e continue batendo devagar. Sem parar de bater adicione o açúcar de confeiteiro e o creme de leite fresco aos poucos. Por último adicione o chocolate derretido até dar ponto. Divida esse creme em 3 partes, 2 serão usadas como recheio e 1 como cobertura. Coloque em sacos de confeiteiro, sendo que o que será usado com recheio não precisa de bico e o da cobertura utilize o bico de sua preferência.

OBS.: Caso a batedeira seja pequena bata metade da receita por vez.

Calda de açúcar

Numa tigela adicione o açúcar, a água morna, a essência de baunilha e misture para dissolver o açúcar.

Montagem

Coloque um filme plástico em uma das formas que assou o bolo, disponha um disco de bolo, regue com a calda de açúcar, coloque o creme de chocolate Delícia, disponha outra camada de bolo e repita o procedimento até finalizar com o terceiro disco de massa. Cubra com o filme plástico e leve à geladeira para firmar.

Retire o bolo da geladeira, puxe o filme plástico para retirar da forma. Transfira para uma bailarina giratória e termine de decorar com o creme de chocolate Delícia e raspas de chocolate meio amargo.

Rendimento: 2 bolos de 15cm de diâmetro cada