Nossa História

A origem da história da JBS remonta a 1953, quando seu fundador, José Batista Sobrinho, iniciou as operações em uma pequena planta com capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia, na cidade de Anápolis, em Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil.

Desde o início dessa longa jornada, a Companhia criou parcerias estratégicas, evoluiu em processos e contou com o trabalho de milhares de colaboradores, que ajudaram todos os dias a alcançar a Missão da JBS.

Conheça abaixo alguns fatos marcantes da história da JBS

  • Timeline html 1

    1953

    Fundação da Casa de Carnes Mineira, em Anápolis (GO).

    Foi na cidade de Anápolis (GO) que José Batista Sobrinho, o “Zé Mineiro”, deu início ao que é a JBS hoje.

  • Timeline html 2

    1957

    Ida para Brasília (DF).

    O início da construção de Brasília (DF), um dos marcos do governo de Juscelino Kubitschek, gerou chances de crescimento para muitos brasileiros. José Batista Sobrinho se tornou um dos primeiros fornecedores de carne bovina para os canteiros de obra que deram origem à nova capital federal.

  • Timeline html 3

    1970

    Aquisição da primeira unidade frigorífica e nascimento do nome Friboi.

    Após o término da construção de Brasília (DF), o fundador da Companhia viu a oportunidade de expandir seu negócio com a compra da primeira unidade de processamento de bovinos, em Formosa (GO). Foi a primeira vez que a empresa operou uma unidade com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Nessa época, surgiu também a marca Friboi, nome que vem da junção das palavras frigorífico e boi.

  • Timeline html 4

    1980

    Aquisição da unidade em Planaltina-DF.

    A compra da unidade em Planaltina (DF) representou a expansão do processamento de 100 para 300 animais por dia, permitindo a ampliação das vendas para as regiões Sul e Sudeste do país.

  • Timeline html 5

    1988

    Aquisição da unidade em Luziânia-GO.

    Com a venda da unidade de Planaltina (DF), construiu uma fábrica de sabão. Três anos se passaram e a paixão pelo setor da carne bovina falou mais alto. Isso motivou a aquisição de uma nova unidade em Luziânia (GO).

  • Timeline html 6

    1993

    Unidade em Anápolis (GO), a primeira com sala de desossa.

    Para aumentar a capacidade produtiva, a empresa arrendou e depois comprou do Grupo Bordon a unidade de Anápolis (GO). Essa iniciativa representou um passo importante, pois ali foram comercializadas as primeiras carnes desossadas.

  • Timeline html 7

    1996

    Aquisição da unidade em Goiânia (GO) e o início das exportações.

    A compra da unidade de Goiânia (GO), da Anglo, permitiu o acesso dos produtos da empresa ao mercado externo, realizando sua primeira exportação.

  • Timeline html 8

    1997

    Aquisição da unidade em Barra do Garças (MT) e início dos pilares do sistema de gestão da JBS.

    Foi na unidade de Barra do Garças (MT) que nasceram os pilares do sistema de gestão da JBS. A implantação dessas ferramentas aprimorou a capacidade da empresa para operar suas fábricas distribuídas por todo o Brasil.

  • Timeline html 9

    1999

    Aquisição da unidade em Andradina (SP).

    Estreia da JBS no negócio de industrializados, que possibilitou a entrada no mercado americano. Foi também a primeira fábrica da empresa no Estado de São Paulo.

  • Timeline html 10

    2004

    Instalação da sede corporativa na cidade de São Paulo (SP).

    O ano de 2004 representou um grande passo na história da JBS com a mudança de sua sede para a cidade de São Paulo, centralizando todas as operações num prédio icônico para o setor de carnes.

  • Timeline html 11

    2005

    Aquisição da Swift na Argentina.

    A empresa deu início ao seu processo de internacionalização ao adquirir as operações da Swift Armour na Argentina, maior e mais reconhecida marca do setor naquele país.

  • Timeline html 12

    2007

    Abertura de capital e compra da Swift nos Estados Unidos e na Austrália.

    O ano de 2007 foi transformacional. A JBS abriu o capital na Bolsa de Valores de São Paulo, no maior IPO já registrado até aquela data no mercado nacional. A empresa passou a se chamar JBS em homenagem ao seu fundador José Batista Sobrinho. Ainda nesse ano, a JBS adquiriu a Swift nos Estados Unidos e na Austrália. Foi um salto na internacionalização da empresa, que passou a operar unidades de processamento de suínos e ovinos.

  • Timeline html 13

    2008

    Expansão dos negócios no exterior e consolidação da liderança na indústria da carne.

    A JBS adquire a Tasman Group na Austrália; a Smithfield Beef, divisão de bovinos da Smithfield Foods nos EUA; e os confinamentos da Five Rivers, com capacidade de 2 milhões de animais por ano.

  • Timeline html 14

    2009

    Aquisição da Pilgrim’s nos Estados Unidos e a incorporação do Bertin no Brasil.

    Ao adquirir o controle da Pilgrim’s Pride, a JBS marcou sua entrada no setor de aves e preparados à base de frango. No Brasil, a incorporação do Bertin representou a consolidação da JBS como empresa líder no segmento de bovinos. A operação permitiu o início no setor de processamento de couros wet blue e semiacabados, além de outros negócios correlacionados ao core business.

  • Timeline html 15

    2011

    Crescimento no mercado europeu.JBS adquire a empresa italiana de embutidos Rigamonti.

  • Timeline html 16

    2013

    Fortalecimento da Companhia no segmento de alimentos preparados; Liderança global no processamento de couro; mais expansão na América do Norte.

    Com a aquisição da Seara, a JBS se consolidou como uma das empresas líderes no setor de aves, suínos e alimentos preparados no mercado brasileiro. A JBS adquire também a Zenda, líder na indústria de couro com sede no Uruguai e operações em diversos países. Com essa compra, a JBS se torna a maior processadora de couro do mundo. Na América do Norte, a JBS adquire os ativos da XL Foods nos EUA e Canadá.

  • Timeline html 17

    2014

    Expansão das operações de aves no Brasil e México.

    A JBS adquire as operações de aves da empresa Tyson no Brasil e no México.

  • Timeline html 18

    2015

    Um ano de forte expansão e consolidação internacional: Austrália, Europa e Estados Unidos.

    A Companhia adquiriu a Primo Smallgoods, empresa líder no mercado australiano; a Moy Park, marcando o avanço da construção da plataforma de produção e distribuição de produtos preparados da JBS na Europa; e a operação de suínos da Cargill nos EUA, que posicionou a JBS como a segunda maior processadora de suínos no mercado americano.

  • Timeline html 19

    2016

    Aquisição da Gold’n Plump.

    A Pilgrim’s adquire a GNP, empresa de produtos de alto valor agregado de frango com presença em todo o território americano. A aquisição permitiu à JBS a expansão geográfica de sua produção e da sua base de clientes e um amplo portfólio de produtos com certificação orgânica.

  • Timeline html 20

    2019

    Aquisições no Reino Unido e Brasil: Tulip e Marba.

    A Pilgrim’s fecha a aquisição da Tulip, empresa líder na produção de carne suína com operações no Reino Unido. A compra torna a PPC líder na Europa em proteína e alimentos preparados. No Brasil, em linha com a estratégia da Companhia de ampliar a participação de produtos de maior valor agregado, a Seara adquire a Marba, uma das marcas mais tradicionais no segmento de frios e embutidos e referência no segmento de mortadelas em São Paulo. No mesmo ano, a Seara lança ainda a Linha Incrível, que traz opção completa de alimentos 100% vegetais.

  • Timeline html 21

    2020

    Lançamentos de projetos importantes para a estratégia de negócio da JBS.

    No ano, a JBS lança o programa Fazer o Bem Faz Bem, dedicado a promover ações para transformação e apoio social com grande impacto. Também em 2020, é lançado o Fundo JBS Pela Amazônia, dedicado a fomentar e financiar iniciativas e projetos que visam o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico. Além disso, no Brasil, por meio da Seara, a JBS adquire os ativos de margarina e maionese da Bunge, com três unidades produtivas. E a JBS USA conclui a aquisição de participação acionária na Empire Packing Company, L.P.

  • Timeline html 22

    2021

    Programas e projetos para a perpetuidade da Companhia.

    A JBS anuncia o seu objetivo de ser Net Zero até 2040. A empresa se comprometeu a zerar o balanço líquido das emissões de gases de efeito estufa em suas operações diretas e indiretas e compensar as emissões residuais. Também nesse ano, a JBS adquire a Vivera, terceira maior produtora de produtos plant-based na Europa, além de anunciar a aquisição da empresa espanhola BioTech Foods, marcando seu ingresso no mercado da proteína cultivada. A Pilgrim's Pride também realiza a aquisição dos negócios de alimentos do Kerry Group no Reino Unido e na Irlanda. A compra inclui as marcas Kerry Meats e a Kerry Meals. Na Austrália, adquire a Rivalea, líder na criação e processamento de carne suína no país. A compra da Huon Aquaculture, segunda maior produtora de salmão da Austrália, marca a entrada da JBS no negócio de aquicultura, com produção própria de peixes. Nos Estados Unidos, a Swift Prepared Foods anuncia a aquisição da Sunnyvalley Smoked Meats, importante produtora de bacon defumado, presunto e peito de peru. Ainda em 2021, a Rigamonti comunica a aquisição do Grupo Kings, líder de mercado na produção de charcutaria italiana com unidades na Itália e nos Estados Unidos.

  • Timeline html 23

    2022

    Ampliação dos investimentos em novos segmentos.

    A JBS USA anuncia a aquisição da TriOak Foods, fortalecendo a capacidade da companhia de fornecer produtos suínos de alta qualidade. É concluída a aquisição do controle societário da BioTech Foods. A Companhia anuncia também a escolha da cidade de Florianópolis (SC) para o JBS Biotech Innovation Center, centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biotecnologia de alimentos e de proteína cultivada no Brasil. parcerias estratégicas na região para distribuição nos dois países e no Kuwait.

  • Timeline html 24

    2023

    70 anos de história.

    A JBS comemora 70 anos. Uma empresa que iniciou como um pequeno açougue no interior de Goiás, hoje é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Também em 2023, a JBS evolui sua marca. Um processo de evolução que representa o momento atual: uma empresa multiproteína, multigeográfica, dinâmica e voltada para o futuro.